Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Capela de Fátima no Rio é única réplica perfeita no mundo do santuário de Portugal

Um milhão de peregrinos devem passar pelo Santuário de Fátima, em Portugal, neste fim de semana, para acompanhar a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. O Papa Francisco chegou nesta sexta-feira ao maior centro de peregrinação mariana do mundo e foi recebido por uma multidão em clima de tripla comemoração — neste sábado, além de ser dia de Nossa Senhora de Fátima, é celebrado o centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Íria, e os pastorinhos serão incluídos na lista dos santos da Igreja Católica.

No Rio, a Capela das Aparições, no Recreio, preparou uma intensa programação e espera receber até 30 mil fiéis por dia, no fim de semana. Só neste sábado, haverá oito missas, sendo a das 8h30 celebrada por Dom Orani, arcebispo do Rio.

naugurada em 2011, a capela da Zona Oeste da cidade é a única réplica perfeita no mundo da Capela das Aparições original, e também o único local fora de Fátima a obter autorização especial do Vaticano para celebrar a memória dos beatos Francisco e Jacinta. A partir da canonização, os pastorinhos poderão ser celebrados no mundo todo. Para quem conhece o Santuário de Fátima como a palma da mão, a versão carioca do templo não deixa nada a desejar.

— Quando pisei aqui pela primeira vez senti uma forte emoção. Essa capela é um pedacinho de Portugal no Brasil — afirma a portuguesa Teresa Abreu Fiuza, de 71 anos, que deixou a província de Trás-os-Montes, há mais de 50, anos para morar em Botafogo.

Da mesma opinião partilha Dulce Gonçalves, de 68 anos, portuguesa da região do Minho. Há mais de 30 anos ela deixou a terrinha para morar aqui, e se sentiu de volta ao aconchego da terra natal na igreja do Recreio.

— Estive aqui na inauguração e, desde então, tenho um carinho especial por esse lugar. Quando entro aqui, sinto-me transportada para Fátima — emociona-se Dulce.

DO TERÇO NA PRAÇA AO SANTUÁRIO

Por trás da Capela das Aparições do Rio está o advogado e empresário Berthaldo Soares, de 49 anos, presidente e fundador da associação arquidiocesana Tarde com Maria. Tudo começou em 1987, quando Berthaldo, curado de uma doença que o deixou acamado por dois anos, decidiu reunir fiéis na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, para rezar um terço em agradecimento pela recuperação da saúde.

Com a ajuda de amigos, comprou e estampou 200 camisetas com a imagem do Imaculado Coração de Maria. O valor arrecadado com a venda das roupas custeou a montagem de um palco na praça. O terço reuniu cerca de três mil pessoas. Foi o início de um movimento que culminaria com a construção da Capela das Aparições.

Fonte: Extra