Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Campanha Maio Amarelo traz ações de conscientização no trânsito em PE

Excesso de velocidade aliado à mistura entre bebida e direção. Segundo testemunhas, essa foi a combinação que levou ao acidente que aconteceu na madrugada de sexta (29), no Janga, em Paulista, e causou a morte de um motociclista. Para tentar evitar tragédias como essa e conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro, a Campanha Maio Amarelo traz, a partir deste domingo (1º), uma série de ações para minimizar os acidentes e, sobretudo, educar motoristas e pedestres.

Ao longo de todo o mês, órgãos como o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão envolvidos em ações educativas. Entre os eventos programados estão ações em estacionamento de shoppings, passeios ciclísticos e blitze educativas.

De acordo com o coordenador executivo da Operação Lei Seca, tenente-coronel Luciano Nunes, a sociedade pernambucana tem percebido a importância dessas intervenções policiais no trânsito. “O povo tem visto que as ações não são só para multar, mas sim para orientar os motoristas a não misturarem álcool e direção”, ressalta.

Segundo ele, o trabalho de conscientização – intensificado durante os últimos dois anos – já tem dado resultado: o número de motoristas notificados por ano em Pernambuco não ultrapassa os 2,5%. “Hoje em dia temos mais notificações por atraso no pagamento de tributos ou pelo fato de o motorista não ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do carro”, comenta o coordenador.

“Quando uma pessoa mistura bebida e direção, como foi o caso do acidente de sexta (29), impacta negativamente na vida de outra pessoa. Nessa caso do Janga, pelo menos duas famílias estão sofrendo. Isso tudo sem falar no custo social que temos para arcar com os acidentes. É por isso que estamos investindo muito na parte educativa para mostrar às pessoas que a Operação Lei Seca é uma operação de cidadania”, frisa o tenente-coronel.

De acordo com dados do Governo do Estado, as ações acontecem no Recife e em municípios do Interior, como Garanhuns, Serra Talhada, Vicência, Paudalho e no arquipélago de Fernando de Noronha. Faculdades e escolas de Pernambuco também irão receber orientações dos profissionais. Durante os eventos, os alunos também terão a oportunidade de participar de intervenções com calçadas sensoriais, em que os estudantes têm os olhos vendados e precisam driblar os obstáculos em uma simulação de ambiente externo.

Fonte: G1