Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cagepa garante que Monteiro está sendo abastecida pela Transposição

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Paredes Cunha Lima, desmentiu, nessa quarta-feira (12), os boatos de que a população da cidade de Monteiro não está sendo beneficiada com as águas da transposição do rio São Francisco.

“Não sei se por desinformação ou má fé, mas o fato é que tem crescido muito nos últimos dias a divulgação de que, mesmo passando por Monteiro, as águas da transposição não estão chegando à população. Isso não é verdade! Atualmente, abastecemos a cidade com 35 litros d’água por segundo captados do açude São José, que passou a ser alimentando com as águas do São Francisco. Esse volume corresponde a 67% do necessário para abastecer Monteiro, que precisa de 52 litros por segundo”, pontuou.

O presidente da Cagepa explicou que o abastecimento de Monteiro está sendo complementado pelo sistema adutor do Congo, possibilitando que algumas áreas da cidade fique apenas um dia da semana sem água (veja quadro abaixo).

Hélio Cunha Lima adiantou que até o início de maio, a Cagepa estará concluindo as obras de captação d’água do São Francisco no leito do rio Paraíba para alimentar o sistema do Congo. “Com isso, o abastecimento de Monteiro e de várias outras cidades do Cariri paraibano será resolvido de forma definitiva”, observou.

Fonte: PB Agora