Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cabrobó recebe amanhã segunda consulta pública sobre a Unidade de Conservação Serras Caatingueiras

Após a primeira consulta pública realizada em Salgueiro na manhã desta terça-feira, 13, Cabrobó recebe amanhã a segunda conferência sobre a criação da Unidade de Conservação (UC) Serras Caatingueiras. O estabelecimento da unidade visa proteger 21,6 mil hectares do Bioma Caatinga entre os municípios de Salgueiro e Cabrobó, onde está localizado um complexo de serras que abriga grande diversidade da fauna e flora do semiárido. O evento em Cabrobó acontece na Escola de Referência José Caldas Cavalcanti, a partir das 8h.

Em Salgueiro, a primeira reunião contou a participação de mais de 75 pessoas de diversos segmentos, instituições e moradores das comunidades abrangidas pela Unidade de Conservação. Estiveram presentes, no auditório do IF Sertão-PE, o secretário executivo em exercício de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Paulo Teixeira, o diretor presidente da CPRH, Eduardo Elvino, e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Salgueiro, Felype Sampaio.

O Governo de Pernambuco pretende transformar em unidade de conservação o perímetro que envolve as serras do Livramento, da Bandeira, das Letras, do Pau Ferro e do Monte Santo. A região está inserida numa lista de 13 áreas prioritárias para criação de UC´s na Caatinga, identificadas em 2011 pela antiga Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), com ajuda do Ministério do Meio Ambiente.

Estudos realizados pela Univasf, Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), com apoio do Ministério da Integração Nacional, identificaram na região 423 espécies vegetais, 39 espécies de mamíferos, 202 espécies de aves e 42 variedades de borboletas. Além disso, a área abriga os sítios arqueológicos da Serra das Letras, com destaque para a arte rupestre da tradição Itacoatiara. Duas comunidades quilombolas também estão presentes no espaço.

Da redação do Blog Alvinho Patriota