Vida FM Salgueiro FM

Brasil oficializa saída do Pacto Global de Migração da ONU

O governo brasileiro informou oficialmente à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (8), que o Brasil está se retirando do Pacto Global de Migração, assinado pelo país em dezembro, ainda pelo governo de Michel Temer (MDB). Diplomatas brasileiros confirmaram que a ONU já foi notificada da decisão do governo de Jair Bolsonaro de se retirar do acordo.

Negociado por quase dois anos, o Pacto era uma resposta internacional à crise que havia atingido diversos países por causa do recente crescimento do fluxo de migrantes e refugiados. O texto do acordo não suspendia a soberania de qualquer país e nem exigia o recebimento de uma certa quantidade de estrangeiros. O pacto foi aprovado por mais de 150 países na conferência intergovernamental da ONU, em Marrakesh, no Marrocos.

O anúncio de que o Brasil deixaria o Pacto de Migração foi feito pelo Twitter pelo atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, no mesmo dia em que o Itamaraty ainda sob a gestão Temer assinava o acordo, em uma reunião da ONU no Marrocos. “A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país”, disse Araújo, chamando o marco de “ferramenta inadequada para lidar com o problema”.

“O Brasil buscará um marco regulatório compatível com a realidade nacional e com o bem-estar de brasileiros e estrangeiros. No caso dos venezuelanos que fogem do regime Maduro, continuaremos a acolhê-los”, afirmou. Segundo ele, a imigração “é bem-vinda, mas não pode ser indiscriminada” e deve estar “a serviço dos interesses nacionais e da coesão de cada sociedade”.

Naquele momento, a ONU comentou a intenção brasileira. “É sempre lamentável quando um Estado se dissocia de um processo multilateral, em especial um [país] tão respeitável de especificidades nacionais”, declarou Joel Millman, porta-voz da Organização Internacional de Migrações, ao ser questionado sobre a informação relativa ao Brasil. Segundo ele, apesar da saída de alguns países, 164 governos assinaram o documento. “Esse é um quadro para cooperação”, disse.

Fonte: Estadão Conteúdo

Um comentário sobre “Brasil oficializa saída do Pacto Global de Migração da ONU

  1. Maria Oliveira

    Esse governo desastroso, cada dia é uma decisão pIor que outra. E todas são no caminho do retrocesso. Já deu aval para os ruralistas genocidase, desvalorização da educação e dos professores, perseguição aos trabalhadores entre outras. Suas únicas ações são o nepotismo e faltá de compromisso. Coisa que ele já estava acostumado fazer em 30 anos como deputado.