Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

BNDES critica escolha do fundador da JBS para assumir presidência

A volta do fundador da JBS à presidência da empresa provocou reações nesta segunda-feira (18) do mercado financeiro e do BNDES, que é sócio. José Batista Sobrinho assumiu o lugar do filho, Wesley, que está preso em São Paulo.

O mercado financeiro deu o primeiro sinal negativo à manutenção de uma pessoa da família Batista no comando na JBS. Logo no começo do pregão, o valor das ações da empresa despencou. Permaneceu em baixa durante todo o dia e fechou em queda de quase 4%.

No domingo (17), a JBS anunciou que o Conselho de Administração elegeu o fundador José Batista Sobrinho por unanimidade para dirigir a companhia.

Também escolheu três executivos da própria JBS para assessorar a presidência: Gilberto Tomazoni, André Nogueira e Wesley Batista Filho. O pai dele, Wesley Batista, era o presidente da JBS e está preso acusado de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro.

A reunião, convocada na quinta-feira (14), aconteceu no sábado (16) à noite, em São Paulo.

A reunião que escolheu José Batista Sobrinho demorou quase seis horas. A JBS destacou que a eleição do patriarca foi unânime, numa tentativa de sinalizar ao mercado que havia consenso entre os membros do Conselho de Administração da empresa.

Mas, nesta segunda-feira (18), o presidente do BNDES criticou a postura dos administradores. O banco público é o segundo maior acionista da JBS, com 21% das ações.

A representante do BNDES na reunião, a advogada Cláudia Santos, votou a favor da escolha de José Batista Sobrinho.

Segundo o presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, a reunião foi convocada às pressas e não havia a expectativa de que o novo comando da empresa seria votado.

“Esta empresa está descumprindo uma característica fundamental dessa colaboração entre setor público e privado, que é ter uma governança impecável. E nós estamos longe disso. Nós queremos, exigimos, e haveremos de conseguir melhor governança nessa companhia porque existe dinheiro do Brasil e de todos os brasileiros nela”, disse o presidente do BNDES.

O BNDES chegou a divulgar nota afirmando que não questiona o mérito do voto da conselheira.

Nesta segunda, no fim da tarde, o BNDES anunciou a substituição de Cláudia Santos e de Mauricio Luchetti por outros dois conselheiros. Segundo o banco, Cláudia e Mauricio já haviam pedido demissão e Mauricio nem chegou a participar da reunião que elegeu o novo presidente da JBS.

José Batista Sobrinho, de 84 anos, assume agora a presidência do JBS por dois anos.

Conhecido como Zé Mineiro, ele fundou a empresa em 1953 e deu a ela as iniciais do próprio nome. O que começou como um pequeno açougue em Anápolis, Goiás, se tornou a maior empresa de proteína animal do mundo.

Fonte: Jornal Nacional