Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bingos em estádios de futebol? Conheça o projeto

O bingo é um dos jogos mais antigos a ainda ser disputado em todo o mundo. Sem dúvida sua popularidade é oriunda da facilidade e da diversão possibilitada pelas partidas do jogo, além da grande probabilidade de ganhar. Infelizmente o jogo é proibido no Brasil, então os jogadores possuem apenas a opção dos sites de bingo online.

Entretanto há a possibilidade da atividade ser permitida novamente no país nos próximo anos. Tudo depende da avaliação do plenário da Câmara. Há muitos projetos e opções para que isso aconteça. No entanto, a pauta é polêmica, e em meio a crise política que o país passa, acaba sendo evitada. Muitos parlamentares não desejam se comprometer com esse projeto. A maior resistência é oriunda da chamada “bancada evangélica”.

Aliás, possivelmente a proibição do jogo (de forma geral) ocorreu por implicações religiosas. Em 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra, proibiu o jogo no Brasil através de um simples canetaço. Sua esposa, “Dona Santinha”, era uma religiosa ferrenha e se opunha à atividade.

Clubes de futebol têm interesse na legalização do bingo

Proibido em 2002, o bingo tem enfrentado resistência política sempre que discutido na esfera política. Os motivos para isso são os problemas que podem ocorrer como reflexo da exploração da atividade.

Há, no entanto, um projeto audacioso, que pode legalizar o bingo de uma forma diferente. Não seriam abertas casas de bingo. Tampouco seriam liberados sites brasileiros de bingo online. A ideia é aproveitar o espaço multiuso das modernas arenas futebolísticas brasileiras. Disponibilizando video bingo, e espaço para partidas do jogo tradicional.

A ideia é do ex-deputado federal e atual presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. A proposta foi apresentada em 2018, como uma emenda para a Lei Geral do Turismo. Um dos argumentos utilizados pelos defensores da legalização dos chamados “jogos de azar”, é que a atividade irá gerar uma nova fonte de arrecadação para o Governo. Nesse caso, a ideia é também beneficiar os clubes de futebol.

O clubismo

Como veremos a seguir, o projeto emperrou quando os clubes começaram a se manifestar sobre a ideia. É claro que todo mundo quer ser contemplado de uma nova fonte de arrecadação, mas alguns exageram no clubismo.

O Flamengo foi um dos clubes a se manifestar favoravelmente à proposta, e inclusive sugeriu algumas mudanças na emenda. O clube defende que a emenda priorize clubes que disponham pelo menos de cinco modalidades olímpicas. Em nossa opinião, essa não é uma boa ideia. Afinal, beneficiaria apenas grandes clubes, e nem mesmo todos eles. O Flamengo seria um dos beneficiados, é claro.

O Cruzeiro, representado pelo presidente Wagner Pires de Sá, também mostrou-se favorável à emenda. No entanto, sugeriu imediatamente que mesmo os clubes que não possuam uma arena/estádio próprio possam ser beneficiados com a exploração do bingo. O Cruzeiro utiliza o Mineirão para mandar seus jogos, um estádio municipal.

Segundo Pires de Sá, deve-se adotar cautela no processo, para evitar problemas futuros para os clubes.

Vantagens da legalização das casas de bingo e do bingo online

Infelizmente, os anos de ilegalidade enraizaram no brasileiro médio uma visão negativa sobre o jogo, de forma geral. Não é atoa. O bingo foi proibido após um grande caso de corrupção ser desvendado. Há também o fator religioso. Uma diversão desse tipo é errada para muitos pontos de vista.

Outro fator que aumentou essa imagem negativa foi exatamente a ilegalidade. Com isso, houve uma proliferação de casas clandestinas, muitas vezes abertas por quadrilhas especializadas em lavagem de dinheiro.

Caso o estado brasileiro tivesse capacidade de fiscalizar a atividade, ela seria legal, e os viciados em jogo seriam orientados e encaminhados para tratamento. Assim como acontece nos Estados Unidos. 

A legalização do bingo combateria as casas de jogo clandestinas. Também seria instalada uma agência reguladora, responsável pela fiscalização da atividade. Outra vantagem ocorreria com o bingo online. Atualmente, apenas sites de bingo online hospedados no exterior são permitidos, onde a atividade é regulamentada.

Ou seja, além de combater o crime organizado, criando uma nova fonte de renda, empregos, o país também lucraria com o bingo online. Afinal, todo o dinheiro que os brasileiros investem na atividade atualmente vai para o exterior.