Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Barroso diz que democracia brasileira é ‘resiliente’ e ‘tem resistido’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse na tarde deste domingo (3) que a “democracia brasileira é bastante resiliente e tem resistido ao longo dos anos”. Barroso participou de evento no Clube Hebraica, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

A declaração foi feita após questionamento sobre se a democracia brasileira tem sido atacada, uma referência à declaração do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou na quinta-feira (31) em uma entrevista que, se a esquerda “radicalizar” no Brasil, uma das respostas do governo poderá ser “via um novo AI-5”.

Questionado se há retrocesso de líderes eleitos pelo povo, Barroso disse que não é comentarista político, mas o que lhe chamou a atenção foi a reação da sociedade e a própria reação do Eduardo que voltou atrás e pediu desculpas.

“Eu acho que a democracia brasileira é bastante resiliente, tem resistido ao longo dos anos a momentos muita dificuldade, não foram banais esses 30 anos de democracia brasileira. Temos escândalos como Mensalão, Petrolão, Lava Jato, tivemos 2 impeachments de 2 presidentes da república eleitos por voto popular sem que ninguém cogitasse como solução que não fosse o respeito a legalidade constitucional”, disse o ministro.

Barroso também disse que o caso do impeachment da presidente Dilma seguiu o exemplo constitucional, ainda que do ponto de vista político cada um possa “ter a leitura que quiser”.

“Embora o livro da temporada seja o ‘Como as democracias morrem’, acho que nós podemos escrever no Brasil ‘Como as democracias sobrevivem’ porque acho que nós temos resistido apesar de muitas angústias dessa hora.”

De acordo com o ministro, o Brasil teve melhoras em “um continente em que a quebra da legalidade constitucional era a regra.”

Fonte: G1