Vida FM Salgueiro FM

Barragem da Boa Vista de Salgueiro aparece em lista da CNM com alto risco de rompimento

De acordo com estudo divulgado no início desta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), Salgueiro possui uma barragem com “alto risco” de rompimento. Trata-se do reservatório da Boa Vista (DNOCS), localizado na Vila Boa Vista, na zona rural. Em todo Pernambuco, 57 barragens estão em situação parecida. Algumas se situam em Mirandiba, Cabrobó, Terra Nova e Serrita.

A deterioração da barragem da Boa Vista já foi denunciada pelo Blog Alvinho Patriota algumas vezes, como nesta matéria publicada no dia 20 de maio de 2016 e neste ponto de vista, datado de 2017. Nas duas ocasiões alertamos para a necessidade de reparos nas paredes de contenção. Agora, a CNM chama atenção para isso, principalmente após o rompimento da Barragem de Brumadinho, que matou dezenas de pessoas.

Quando cheio, o açude da Boa Vista armazena até 16,45 milhões de metros cúbicos de água. Uma ruptura, semelhante ao que aconteceu em Minas Gerais seria desastroso para o município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Barragem da Boa Vista de Salgueiro aparece em lista da CNM com alto risco de rompimento

  1. Júnior

    Está classificação é porque estas barragens não possuem Plano de Segurança de Barragens e não por conta da estrutura estrutura física da barragem.