Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Auxílio emergencial: Caixa bloqueia milhares de contas após suspeita de fraudes

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira que milhares de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do auxílio emergencial, foram bloqueadas por suspeita de fraude.

“Com a implementação rápida que tivemos que fazer para distribuir o auxílio lá no começo, sobraram algumas brechas de segurança. Em maio, em uma janela de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, disse Guimarães em entrevista do portal InfoMoney.

Apesar do problema, o executivo explicou que os correntistas não serão penalizados por terem sido hackeados. “Para ter acesso à conta basta ir a uma agência com um documento em mãos e comprovar que a pessoa inscrita para receber o auxílio é realmente você e o dinheiro será liberado”, destacou.

Guimarães afirmou que a brecha da fraude se deu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial.

“Temos as provas de que a grande maioria foi utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”, afirmou.

A Caixa informou que o aplicativo Caixa Tem “possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”, e recomendou que os beneficiários utilizem apenas aplicativos oficiais da Caixa e não compartilhem informações pessoais. Segundo o banco, o bloqueio preventivo é feito para proteger os clientes.

Fonte: O Globo