Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Salgueiro debate esporte amador

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou nessa terça-feira (31) uma audiência pública para discutir o esporte amador no município. Estiveram presentes os vereadores Auremar Carvalho (presidente), Augusto Matias, Pedro de Compadre, Ednaldo Barros, Veronaldo Gonçalves, George Arraes, Paizinha Patriota, Erivaldo Pereira, José Carlos, André Cacau, Bruno Marreca e Eliane Alves. Flávio Barros justificou a ausência.

O debate também contou com a participação do vice-prefeito de Salgueiro, Dr. Chico; do secretário de Cultura e Esportes, Henrique Sampaio; o presidente da Liga Desportiva, Francisco Nascimento, popular “Birunga”; o presidente do Salgueiro Atlético Clube, José Guilherme; além de presidentes de times amadores e lideranças de outros esportes amadores da cidade, distritos e sítios.

Na ocasião, Henrique Sampaio disse que o município não está em condições de apoiar o esporte, mas vem se esforçando para fazer algumas ações. “O momento do município não é fácil, é complicado e eu, mais do que vocês, sinto muito por isso. Pode ter certeza, eu me sinto muito responsabilizado por isso. Me sinto na obrigação de tentar fazer, de tentar buscar e isso eu tô fazendo. Tô correndo atrás, tô indo buscar, tô brigando, tô lutando, só que infelizmente sempre a questão financeira atrapalha”, alegou.

A audiência foi motivada pela situação do Salgueiro, que se encontra com problemas financeiros. José Guilherme falou sobre isso na casa legislativa. “O momento financeiro do time é difícil. Há muito tempo era assim também. As prioridades eram outras, mas se deu prioridade ao futebol e foi uma prioridade que valeu a pena. Onde hoje você anda no Brasil, o povo fala no Carcará […]. Então quando você investe também no futebol, é uma prioridade que corresponde”, afirmou.

O presidente da Liga Desportista disse que sabe da situação complicada do município e entende, mas pediu empenho dos representantes do povo. “A gente sabe da situação que existe hoje no Município, no Estado e no Brasil, por causa dessa roubalheira que teve. A gente sabe que esporte não é fácil. Estamos com um projeto federal e até a documentação é difícil, mas a gente está chegando lá. Muitos papéis, mas a gente sabe que é desse jeito. Na campanha, todos falam no esporte amador e quando ganham parece que esquecem”, falou.

Todos os vereadores presentes se colocaram à disposição dos desportistas e disseram que vão lutar por melhorias. Os parlamentares garantiram que vão se unir para colocar emendas no orçamento de 2018 para o benefício de todas as modalidades de esporte amador em Salgueiro. No entanto, disseram que isso vai depender de uma melhoria na arrecadação de tributos no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota