Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Artistas de PE lançam manifesto e pedem cultura na pauta eleitoral

Um grupo formado por mais de 1.200 artistas, produtores e profissionais das mais diversas áreas e segmentos artísticos lançou um manifesto, na segunda-feira (15), que reúne 12 propostas para o setor e que será encaminhado aos candidatos ao governo de Pernambuco. A chamada Coligação da Cultura quer, sobretudo, que os postulantes considerem o tema no debate eleitoral e em seus planos de governo.

O documento está assinado por cerca de 600 pessoas, entre elas os músicos Alceu Valença, Fábio Trummer, Karina Buhr, Pupillo (Nação Zumbi), Zé Brown, Hélder Aragão (DJ Dolores); os produtores Ana Garcia (Coquetel Molotov), Paulo André Pires (Abril Pro Rock) e Antonio Gutierrez (Rec Beat); e os cineastas Kléber Mendonça Filho e Neco Tabosa. A coligação informou que está entregando, formalmente, o texto para cada candidato. Já há uma fanpage do grupo no Facebook, para troca de ideias e informações.

O produtor Vinícius Carvalho, um dos articuladores do manifesto, explica que a ideia nasceu pela falta de discussão sobre cultura no contexto eleitoral e de clareza nos programas de governo. O documento se propõe a ser um instrumento para a pactuação e o compromisso dos postulantes sobre a política pública que será desenvolvida para o setor, nos próximos quatro anos.

“Esse movimento é motivado por esse novo momento histórico, onde as pessoas estão querendo participar da política, e os guias eleitorais e programas de governo estão descolados da realidade. Hoje, a discussão com a sociedade é superficial ou até nula, como no caso da cultura. Estamos fazendo o processo inverso: ao invés de a população ser pautada pelos guias, ela vai pautar o debate eleitoral, dizer o que interessa e cobrar posicionamento”, disse.

Fonte: G1