Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Arcoverde homenageia o centenário de Luiz Gonzaga

O Rei do Baião será homenageado nesta quinta-feira (13) em Arcoverde, durante evento realizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) em parceria com a Fundação Terra. As atividades acontecerão na Praça da Bandeira, começando às 17h com saudação da poetiza Edilza Vasconcelos, que abrirá espaço para alunos da Escola Carlos Rios apresentar números de dança e poesia.

Por volta das 18h o sanfoneiro Zezinho e sua filha Alana entoam a música “Ave Maria Sertaneja”, que foi eternizada na voz de Luiz Gonzaga. Em seguida será exibido um documentário abordando a saga do homenageado. Na sequência entram em cena os grupos culturais Fundação Terra: Samba de Coco, No Toque da Lata e Grupo Musical.

A programação segue com revezamento no palco entre sanfoneiros, declamadores, aboiadores, violeiros e cordelistas, todos fazendo apresentações sobre o Mestre Lua. Quando o relógio marcar 21h, todos os presentes se reunirão para entoar parabéns para Luiz Gonzaga. O músico Fubica, que acompanhou o Rei do Baião em turnês pelo Nordeste, será o responsável por cortar o bolo de aniversário.

Destaca-se a apresentação do grupo “Contadores de História”, que realiza um trabalho cultural na Escola Monsenhor José Kerle, nas áreas de incentivo à leitura, poesia e música. No evento também estão confirmados grupos culturais de Tupanatinga e da ONG Casa Jonas Moraes.

O Centro Integrado de Cultura e Arte (CINA), capitaneado pelo artista plástico Suedson Neiva, está decorando a Praça da Bandeira. No local está sendo elaborada uma exposição da discografia de Gonzagão, fornecida pelo colecionador Hélio Neves, bem como obras feitas por estudantes.

A festa é apoiada pela Prefeitura de Arcoverde, Fábio Santos Propagandas, Diimagem, Tom Chopim e vereador Luciano Pacheco. O Coletivo Fora do Eixo, que está fazendo a assessoria do projeto, enviará representantes a Arcoverde para fazer a cobertura do evento, que será transmitido pela internet em tempo real.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes