Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após filiação, Barbosa tem primeiro encontro com lideranças do PSB nesta quinta-feira

Recém-filiado ao PSB, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, deve reunir-se com lideranças históricas e dirigentes partidários nesta quinta-feira para iniciar sua interação com os correligionários, informou uma fonte da legenda.

Ao filiar-se no limite do prazo estabelecido pela lei eleitoral para estar vinculado a alguma sigla, Barbosa venceu a primeira etapa de seu caminho para concorrer à Presidência da República pelo partido, avalia a fonte.

Em seguida, com a divulgação de pesquisa Datafolha no fim de semana, que o apontou com 8 por cento, quando Lula é candidato, e chegando a 10 por cento sem o petista como candidato, venceu naturalmente uma segunda etapa, que era a de reverter a resistência considerável de parcela do partido.

Agora dá início à terceira fase, em que irá construir uma relação com lideranças históricas da sigla, uma “simbiose”, para concretizar sua candidatura.

“O terreno é fértil para isso”, disse a fonte. “Ele só não é candidato se não quiser.”

A fonte, que acompanha de perto as movimentações, admite que a oposição restante à candidatura de Barbosa, ainda que pequena, deve-se a temores de que a entrada do partido na corrida presidencial possa prejudicar arranjos locais ou consumir uma parcela muito grande dos recursos partidários destinados à campanha.

Esse primeiro encontro de Barbosa com os socialistas deve ocorrer na sede do PSB em Brasília, provavelmente na tarde desta quinta-feira.

Barbosa filiou-se ao partido no último dia para estar formalmente vinculado a uma legenda, pelas regras eleitorais. Na ocasião, divulgou nota em que reconhecia a simpatia da maioria das lideranças do partido a uma eventual candidatura, mas deixava claro que ainda haveria tempo para “reflexão na tomada de uma decisão final”.

Fonte: Reuters

Um comentário sobre “Após filiação, Barbosa tem primeiro encontro com lideranças do PSB nesta quinta-feira

  1. Machado Freire

    Anotem ai: se souberem trabalhar a candidatura de Joaquim Barbosa, ele vai dar trabalhos
    aos políticos profissionais.

    Ora, só em ser lembrado como pré-candidato o nome dele cravou 9 pontos na pesquisa Datafolha.

    Se for feita uma campanha séria e de pés no chão, Barbosa irá bem longe.

    Além de ter tido uma passagem importante no Judiciário, o ex-ministro é considerado um “ficha limpa de primeira”.

    É tudo o que o Brasil precisa. Ninguém aguenta mais a corrupção crônica e sistêmica que nosso País vem amargando.

    O PT dizia que tinha um projeto de governo. Que nada, ele tinha mesmo era um projetão de poder, deles para eles mesmos. E foi ai onde a corrupção agigantou-se.

    Deus seja louvado !