Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Após 9 horas de cirurgia, jovem que perdeu couro cabeludo em kart é levada a CTI em Ribeirão Preto

Após nove horas de cirurgia, a jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart em Recife (PE), foi levada ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Especializado em Ribeirão Preto (SP) no fim da tarde deste sábado (24).

Débora foi submetida a um transplante de pele e músculo, retirado das costas dela mesma. Segundo o cirurgião plástico Daniel Alvares Lazo, coordenador da equipe médica, a jovem pernambucana deve passar por outras cirurgias sequenciais até a recuperação total.

“Troca-se o curativo três vezes por semana. Depois, esses curativos vão se alongando e vão ser feitos procedimentos complementares para fazer a cicatrização total da ferida. Então, nesses primeiros meses, agosto e setembro, haverá 18, 20 procedimentos, talvez mais”, afirma.

Lazo explica que as cirurgias que serão realizadas nas próximas seis semanas têm como objetivo garantir a cicatrização da pele, assim como a função muscular e o aperfeiçoamento estético. A equipe já afirmou que Débora precisará de uma prótese capilar.

“São procedimentos pra resolver o problema agudo. O que acontece é que sempre existem deformidades residuais pós-transplante, isto é, cicatrizes que não são das melhores, deformidades, abaulamentos do músculo das costas em relação ao couro cabeludo”, detalha.

Fonte: G1