Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após 54 anos, EUA e Cuba anunciam que vão reabrir embaixadas

O próximo dia 20, uma segunda-feira, vai se tornar uma data histórica. Os governos dos Estados Unidos e de Cuba vão reabrir as representações diplomáticas.

De casa, com tradução pro espanhol, cubanos assistiram a Barack Obama dizer que os dois países, agora, podem ser amigos. E, na TV estatal de Cuba, o apresentador leu a carta que o presidente Raúl Castro mandou pra Obama: “Estamos felizes pela intenção, dos dois lados, de desenvolver relações respeitosas e de cooperação entre nossos povos e governos”.

Estados Unidos e Cuba já tinham feito as pazes e, agora, vão voltar a frequentar a casa um do outro. As embaixadas devem ser reabertas a partir do dia 20 de julho. Vai ser como tirar a poeira que se acumulou durante 54 anos, desde que elas foram fechadas.

O rompimento entre Cuba e Estados Unidos foi em 1961, logo depois da revolução que levou Fidel Castro ao poder. Cuba se tornava uma ilha comunista, aliada da União Soviética, em plena Guerra Fria, a disputa pela supremacia mundial entre os soviéticos e os americanos.

Em dezembro do ano passado, Cuba libertou um preso americano, os Estados Unidos soltaram três presos cubanos e começou a negociação pra restabelecer as relações diplomáticas. O governo americano liberou a importação de vários produtos da ilha. Facilitou algumas viagens pra lá.

Em abril, Obama e Castro tiveram um encontro histórico na Cúpula das Américas, no Panamá. Em maio, o governo americano tirou Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo.

Fonte: Jornal Nacional