Vida FM Salgueiro FM

Afogados da Ingazeira vai instalar farmácia para distribuição de medicamentos feitos com plantas e ervas medicinais

O uso de medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas e ervas medicinais, passará a integrar a política pública municipal de saúde em Afogados da Ingazeira. A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar uma farmácia viva no mesmo prédio onde funciona a farmácia básica do município. Segundo o secretário de Saúde, Artur Amorim, o local também abrigará um laboratório para transformar plantas e ervas em remédios. As novidades foram repassadas pelo secretário nessa quarta-feira, 20, durante o 1ᵒ Seminário Municipal de Plantas Medicinais, realizado pela prefeitura.

No decorrer da atividade, o renomado médico naturalista Celerino Carriconde apresentou as potencialidades curativas das mais diversas plantas e ervas, especialmente as encontradas no Sertão. Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde expôs o resultado de uma pesquisa feita na zona rural sobre plantas medicinais. Os pesquisadores encontraram 42 espécies usadas pela população, sendo que 62% dos entrevistados as cultivam nos próprios quintais. O restante colhe na Caatinga nativa.

Realizado no Cineteatro São José, o seminário contou com a participação de profissionais da saúde, agricultores, educadores, além de representantes de instituições como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IPA, Câmara de Vereadores, Diaconia e Rotary Club.

Da redação do Blog Alvinho Patriota