Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

ADEMAPE – Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco

foto_ma_01Exma. Sra. Ministra do Meio Ambiente ISABELA TEIXEIRA

Nós abaixo assinados, solicitamos a imediata exoneração da atual Superintende do IBAMA de Pernambuco, Ana Paula Pontes pelos fatos a seguir descritos:

A autoridade não vem exercendo seu papel para a exigência do cumprimento da legislação ambiental. Ao contrário, vem contribuindo com procedimentos irregulares para favorecer o desmatamento de 800 hectares de vegetação nativa, dos quais mais de 500 hectares serão de manguezais, para implantação de indústrias no Complexo Industrial e Portuário de SUAPE.
Como gestora do órgão de tamanha envergadura, não vem exigindo as compensações ambientais dos empreendimentos já instalados na região, quase todos eles sobre mangues e Mata Atlântica. Diversos termos de compromisso firmados entre a empresa pública SUAPE, o IBAMA e a Agência Estadual de Meio Ambiente nunca foram executados e jamais foram cobrados. Pior, mesmo com a insistente cobrança para atendimento de denúncias, ela se recusa a fiscalizar os crimes ambientais praticados por SUAPE. Também têm afastado funcionários que garantiam a mínima moralidade às ações do órgão.

Como coordenadora do grupo de trabalho técnico do CONSEMA para discussão do desmatamento e apresentação de proposta para legalizar o processo, não fez qualquer exigência ou impôs condição clara e objetiva para que a implantação de indústrias se desse com a mínima e justa compensação ambiental, aceitando inclusive como válido um EIA/RIMA incompleto e desatualizado realizado no ano de 2000.

Assim, Sra. Ministra, o projeto de SUAPE que é de grande importância para nós pernambucanos, vem sendo conduzido à margem da legalidade com apoio do próprio órgão que representa o MMA em nosso estado. Milhares de pescadores passam necessidades por conta das alterações marinhas e físicas do litoral em SUAPE; construções e obras de todo o litoral ao norte do empreendimento se vêem ameaçados pela erosão do mar, inclusive as avenidas e prédios luxuosos de Boa Viagem, além dos freqüentes e mortais ataques de tubarão são apenas alguns exemplos já apontados pelos nossos acadêmicos.

Assim, não é admissível que os inúmeros reflexos nocivos deste empreendimento sejam simplesmente ignorados pelo IBAMA. O órgão não pode fechar os olhos para o gigantesco passivo ambiental do empreendimento, para sua gestão desastrosa e para a continuidade de instalação de indústrias não navais sobre os mangues, enquanto o empreendedor arrenda terras firmes para usinas de cana. Nós do movimento ambientalista de Pernambuco congregamos mais de 82 instituições, diversos movimentos sociais de importância, com origens na resistência contra o regime militar. Assim, entendemos ser intolerável, que diante da importância das questões ambientais na atualidade, o órgão seja dirigido com finalidade política ou com carência de capacidade técnica, pois estas são as únicas explicações para as atitudes pautadas pela Superintendente.

Fonte: ADEMAPE

6 comentários sobre “ADEMAPE – Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco

  1. ACLEIBER

    Será que a midia só se interessa por noticias que tenha algum jogo de favorecimento por trás ???

    é um absurdo e um crime, toda imprensa só ficar a serviço daquilo que gera alguma audiencia casada com os patrocinadores, por exemplo, Futebol, que faz a Skol vender, entre outros financiadores do que deve aparecer na midia, segundo o interesse excluso de uma meia dúzia de empresarios.

  2. Edson Silva

    E o desmatamento em SUAPE em nome do famigerado desenvolvimento e progresso o que fazem o PV e a ADEMAPE?!
    E na área em São Lourenço onde estão construindo a arena para a Copa?!
    Centenas de famílias estão sendo expulsas!!!

  3. Maria José Pinheiro do Nascimento

    Vejam com urgência o desmatamento na PE-15 no cemitério MORADA DA PAZ, aquilo é um crime a natureza, mandem fiscalização para ver se eles estão legalizados para fazer aquilo, tudo por interesse financeiro, não sabe eles que estão ajudando a destruição do mundo
    URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    MJP

  4. Jonas Silva

    O ESTADO E A PREFEITURA DO MUNICÍPIO ABANDONARAM A RESERVA DE MATA-ATLÂNTICA DO PASSARINHO, EM OLINDA. A MATA NÃO ATENDE MAIS AS NECESSIDADES DO ALUNADO DA REDE ESCOLAR DA CIDADE. OS ESTUDANTES NÃO TÊM MAIS AONDE ESTUDAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UMA VERGONHA. NA MATA DO PASSARINHO, QUE VIROU UMA LIXEWIRA A CÉU ABERTO, ESTÁ SERVINDO ATÉ COMO PONTO DE ENCONTRO DE PAIS DE SANTO QUE PARA LÁ ESTÃO LEVANDO SEUS DESPACHOS. A CERCA JÁ FOI LEVADA QUASE TODA. OS EQUIPAMENTOS ESTÃO QUEBRADOS TODOS. E PÉNSAR QUE EM MAIO DE 2009 O CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, REUNIDO EM BONITO, INTERIOR DE PERNAMBUCO, PEDIU POR UNÂNIMIDADE UMA INTERVENÇÃO URGENTE NA MATA COM A DESTINAÇÃO DE RECURSOS DA ORDEM DE 200 MIL REAIS PARA INÍCIO IMEDIATO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO. AONDE FOI PARAR ESSE DINHEIRO? A GLOBO NORDESTE, NA CONTRA-MÃO DOS OUTROS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO, SE OMITE QUANDO ENVIAMOS SUGESTÕES DE PAUTA PARA ELA DENUNCIANDO A SITUAÇÃO DA MATA DO PASSARINHO. INFELIZMENTE, PARECE QUE ESTÁ CHEGANDO AO FIM A PRIMEIRA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTEAL DO MUNICÍPIO DE OLINDA.

  5. Elvis Erick

    ADEMAPE
    Boa Tarde gostaria de denunciar o desmatamento do restinho de mata atlântica em Paulista, na mata do frio estão plantando roça e derrubando as arvores e na mata no nobre estão loteando a area econstruindo casas……URGENTEEEEE!!! Ajudem a natureza…