Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Adagro alerta sobre foco da peste suína no Piauí e intensificará fiscalização na divisa, sobretudo em Afrânio

Produtores pernambucanos de porcos receberam um alerta da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) sobre focos da peste suína clássica no Piauí. O órgão intensificará a fiscalização do trânsito de animais na divisa de Pernambuco e Piauí, restringindo a entrada dos suínos infectados principalmente em Afrânio.

Na última sexta-feira, 5, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou um foco de peste suína clássica no município de Lagoa do Piauí, distante 43 km de capital Teresina. Em uma propriedade rural, 13 animais contraíram a doença, sendo que sete morreram e os outros apresentaram sintomas da enfermidade.

O surgimento do foco no Piauí preocupa a Adagro em Pernambuco, já que trata-se do segundo estado no Nordeste a registrar casos da peste. Ceará foi o primeiro a apresentar focos, com 44 casos da doença. Todos os animais foram sacrificados como medida preventiva.

A Adagro manterá a proibição do trânsito de animais com o Piauí e o Ceará por tempo indeterminado. “Pernambuco não tem registro da doença, mas fazemos divisa com o Ceará e o Piauí e é preciso ficar atento, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou animais soltos na rua”, alerta o Diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adagro, Fernando Góes.

Da redação do Blog Alvinho Patriota