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Visita de Lula a Salgueiro e Ponte do Ibó

Em contato com o Palácio do Planalto, em Brasília, na sexta-feira, 06 de fevereiro, o Vereador Alvinho Patriota pediu para que a pauta de visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao sertão pernambucano, no próximo dia 12, incluísse providências no sentido de liberar a passagem sobre a ponte do Ibó, que liga os Estados de Pernambuco e Bahia. Apesar de finalizada há mais de um ano, os usuários da BR 116 ainda estão impossibilitados de utilizarem a mesma, fazendo uso de balsas.

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Alvinho ainda solicitou que fosse estudada a viabilidade de um programa de assistência para os mais de 200 trabalhadores de transportes fluviais que, com a abertura da ponte, ficarão sem trabalho. Dentre as sugestões o vereador propôs um “seguro desemprego” e a abertura de cursos profissionalizantes para inserção no mercado de trabalho.

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A ponte do Ibó tem grande importância econômica, principalmente porque vai reduzir a distância do nordeste com o sul em, aproximadamente, 200 km, beneficiando toda esta região. Necessário citar que, a partir de então, Salgueiro passará a ser cidade freqüentada por boa parte do interior baiano, além de outros estados vizinhos.

9 comentários sobre “Visita de Lula a Salgueiro e Ponte do Ibó

  1. joão

    este comentario de Eliezer e de carater inresponsavel e reprovavel e demonstra seu total desconhecimento do fato pois lhes digo se voçê é de fato alguns representante de partido (PT) venha ver de mais de perto como era o funcionamento das mesmas e também a crise economica que esta acontecendo na cidade dentro de uma semana de liberaçõa da ponte e também como ja foi citado dentre dois dias de transito aberto ja ouve um acidente com vitima fatal. Sera que de fato em meio a esta crise mundial esta ponte veio trazer riquezas para a região ou pobreza para a mesma fica a pergunta no ar ? pois todos os caminhões estão passando sem deixar um centavo na cidade.

  2. Francisco Sales Pereria Júnior

    Isto é prova de que estamos a caminho, mais ainda não vivemos em um país de respeito. É bem claro que a ponte ainda não funciona por interesse dos donos de balsas e não por preocupação com os empregados do sistema fluvial. Entra ano, sai ano, e os governantes continuam chamando o seu povo de idiota.

  3. tânia ribeiro

    SE POSSIVEL VENHA A TE IBÓ PRA VÇES VEREM AS CORRIDAS DE NELSON PIGUET. RSRSR ( CAMINHOEIROS LÓGICOS O IBÓ FICARÀ GRATO CM SUA VISITA A TE PORQUE NÓS SOMOS FÃS DO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA BOA NOITE DR;

  4. tânia ribeiro

    EU SOU FÃ DE DR: ALVINHO E CONCORDO PLENAMENTE CM ELE. HJ DIA O8 DE MARÇO HOUVE UMA TRAGEDIA CM MOTO TAXI EMANUEL, SIMPLESMENTE PORQUE AS CARRETAS NÃ RESPEITA O PEDESTRE E NEM MOTO. HJ POR VOLTA DE 04 HORAS DA MANHÂ UM CAMINHEIRO EM ALTO VELOCIDADE ARRASTOU O MOTOQUEIRO POR VOLTA DE 200 METROS , NÃ PRESTANDO SOCORRO SIMPLESMENTE ATAVESSOU A PONTE E NIGUEM SABE QUEM FOI. ISSO É SÓ O COMEÇO, UMA PONTE MAL ACABADA SEM PROTEÇÃO NENHUMA PARA O PEDESTRE ,AS CARRETAS NÃ RESPEITA NADA . NÃ SOU CONTRA A LIBERAÇÃO DA PONTE MAS ACHO QUE DEVERIA FAZER UM TRABALHO MELHOR E TAMBM UMA PASSARELA PARA O PEDESTRE. PORQUE JA NO SEG DIA DE LIBERAÇÃO JA ACONTEÇEU ESSE ACINDENTE IMAGINA DA AQUI PRA FRENTE ,SABE DEUS . BOA NOITE ABRAÇO TANIA RIBEIRO

  5. Ronnie Von

    Caro amigos a ponte do Ibó-PE/BA ja estar aberta para passagem de veiculos, mais gostaria de dizer quer esses trabalhadores não vão ficar desempregado, pois quando não tinha as balsas a dois ou tres anos atras esses pessoas trabalhava e vivia da agricultura no forte plantio da regiao que é cebola e arroz, pois se o governo que fazer algum beneficio para o pessoal das balsas que faça investimento na região para geração de emprego e desenvolvimento.

  6. Alvinho Patriota

    Comentando a opinião do amigo Eliezer Azevedo, informo que em duas oportunidades estive na localidade Ibó, para verificar por que a ponte ainda não entrou em operação. Entendo que não é possível continuar como está, a ponte pronta, os veículos pagando pela travessia em balsas, sem segurança, os ônibus e muitos auto-cargas fazendo outro percurso bem mais distante, enfim, aumentando custos para nossa economia. Toda razão damos aos trabalhadores das balsas e aos proprietários, na busca dos seus direitos. Porém devem eles buscar formas de compensação, através de benefícios próprios – como um seguro temporário, cursos de inserção noutro ramo de negócio e até mesmo indenizações. Não podem e acredito que não pretendem, é que fique a ponte sem serventia. Registro que recebi da ATTFI – Associação dos Trabalhadores no Transporte Fluvial de Ibó (PE e BA), cópia de ofício repassado para o Presidente da República, na sua recente passagem por Salgueiro, em cujo expediente pede a categoria uma bolsa de um salário mínimo por dois anos, para cada trabalhador envolvido. Informa ainda que existem mais de 200 famílias que sobrevivem daquele trabalho. Por fim, desejo dizer que o meu interesse transcende o município de Salgueiro, haja vista que essa ponte em operação, favorecerá toda esta região.

  7. Eliezer Azevedo

    desculpem pelo erro, o final é atrapalhando o desenvolvimento da região em detrimento do lucro fácil e irresponsável.

  8. Eliezer Azevedo

    Caro Amigo Alvinho

    hum grande abraço, pela oportunidade de reavivar essa ação importante que é a Ponte do Ibó. como é do seu conhecimento, desde 94 na Campanha Presidencial que atravez do nosso Partido dos Trabalhadores -PT, conseguimos incluir a construção da Ponte dentro da perspectiva de desenvolvimento nacional e regional, quando foi anunciada a Construção da Ponte procurei o Comanheiro Fernando Ferro, bem como seu Irmão Gonzaga para colocar o nome do Falecido companheiro Jader Andrade, pois foi atravéz de sua intercessão que a ação da ponte foi incluida no plano de ações estratégicas do governo Lula,hoje porem estamos vendo a ponte construida, porem por interferência politica de alguns deputados e lideranças da Bahia e até mesmo de Petrolina o aterro de acesso no lado da bahia não foi concluído, quando a possibilidade de reciclagem do pessoal que lá trabalha, já foi feito um levantamento e são apenas segundo o MDS 56 pessoas que trabalham nas balsas, quase todos tem renda entre 150 a 200 reais e desses apenas 18 tem renda superior ao salário minimo, é importante identificar as influencias que estão por traz da não conclusão e da abertura da Ponte do Ibó, pois é sábido na bahia que os principais responsaveis por tal situação são os politicos ligados ao Ministro Gedel Vieira, então vamos modificar o discurso e cobrar de quem realmente tem haver, pois isso de dizer que são 200 ou 300 que serão afetados pe uma inverdade, já que os beneficios que serão trazidos superarão em muito a desativação das 14 balsas, pois essas balsas não trazem beneficio nenhum aos trabalhadores do Ibó que trabalham quase em regime semiescravo, sem carteira assinada e sem beneficios sociais enquanto que os donos esses sim tem lucro liquido e certo e não pagam imposto de especie alguma só lucrando e lucrando, atrapalando o desenvolvimento da região em detrimento do lucro fácil e irresponsável.

    Abraços

    Eliezer