Blog do Alvinho

Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia Civil prende acusado de receptação de veículos roubados em Salgueiro

Sob a liderança dos competentes delegados George Saraiva e Tiago Callou, a equipe da Delegacia da 193ª Circunscricional de Salgueiro realizou uma operação decisiva na manhã de hoje, culminando na prisão de um indivíduo identificado pelas iniciais E. R. S. S., acusado de receptação qualificada e outros delitos. A prisão foi efetuada após um meticuloso trabalho investigativo e a expedição de um mandado de prisão preventiva pelo juiz da Vara Criminal de Salgueiro.

Entenda o caso

A investigação ganhou forma após a descoberta de seis carcaças de carros, sendo cinco com alerta de roubo, em uma oficina mecânica durante a execução de um mandado de despejo. O inquilino, já sob investigação por adulteração de veículos, tornou-se o principal suspeito.

Com provas robustas, a Polícia Civil, sempre vigilante, agiu prontamente, instaurando Inquérito Policial e obtendo autorizações judiciais para a prisão preventiva e busca e apreensão nas propriedades do investigado. O cumprimento dessas medidas, realizado pela equipe da 193ª Delegacia, demonstra a eficácia e o compromisso da PCPE com a justiça e a segurança pública.

Esta operação é um exemplo eloquente do trabalho incansável e da dedicação da Polícia Civil de Pernambuco, particularmente da Delegacia de Salgueiro, em combater o crime e assegurar a paz para a comunidade.

Homem é flagrado com pistola calibre 380 durante abordagem policial em bar de Salgueiro

Policiais militares do 8° BPM apreenderam uma pistola calibre 380 durante abordagem a frequentadores de um bar localizado às margens da BR-116, na região do bairro Primavera, em Salgueiro. A ocorrência foi registrada na noite dessa terça-feira, 23.

Conforme o boletim de ocorrência, os PMs chegaram ao estabelecimento e começaram a revistar as pessoas que estavam no local, encontrando a pistola na cintura de um homem. Ele também estava com 19 munições do mesmo calibre.

A arma foi apreendida e levada para a Delegacia de Polícia Civil da cidade com o suspeito, que acabou autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Gravatá, no Agreste pernambucano, transforma Polo Moveleiro em salão de dança e seresta no sábado

Uma tarde de seresta e dança promete animar o Polo Moveleiro de Gravatá neste sábado, 27 de abril. O local, um dos principais atrativos turísticos da Suíça Pernambucana, receberá mais uma edição do Tardes no Polo, projeto de fomento ao turismo e lazer da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel), que desta vez foi batizado de “Uma Tarde de Seresta e Muito Mais”. O evento é aberto ao público e oferece atividades variadas para tornar o fim de semana na Serra ainda mais especial para quem visita o destino.

Das 16h às 21h, a Rua Duarte Coelho, onde estão localizados antiquários, movelarias, boutiques e lojas de artesanato, além de cafés e restaurantes de diversos estilos, fica exclusiva para pedestres e recebe minipalcos, barraquinhas e polo de entretenimento infantil. Nesta nona edição, o Tardes no Polo disponibilizará tablados, do lado dos três minipalcos, com dançarinos que, além de se apresentarem, vão convidar a plateia para arriscar passos de bolero, dança de salão, samba e forró.

“O Tardes no Polo é um evento que já ganhou os moradores e tem atraído turistas a Gravatá sempre no último sábado do mês. Foi criado para movimentar a cidade na baixa estação e se consolidou. Neste sábado, será a hora dos seresteiros curtirem boa música e dança, com muita segurança e gratuitamente. Convidamos a todos para esta tarde que será de muita diversão”, declara o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

Um dos momentos mais esperados do Tardes no Polo é o cortejo temático, que muda de foco a cada edição. Nesta, 30 seresteiros desfilam, devidamente trajados com figurino de época, cantando e tocando seus violões.

A nona edição do Tardes no Polo conta com o apoio da Everest Academia, Splash, Exclusive Gold, Parceria Autopeças, Farmácias 10 e da Pipocas Gravatá. Participam do evento também as escolas: Stúdio de Dança Juninho Araújo, Escola de Dança Reverso, Mowa Produções Artísticas e Núcleo de Dança José Clévisson.

Para a garotada, haverá ainda a participação da Kombiteca, equipamento de incentivo à leitura da Secretaria de Assistência Social e da Juventude de Gravatá, além de brincadeiras variadas, com destaque especial para atividades inclusivas, como forma de contemplar a campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o autismo.

Serrita vai celebrar o Dia do Trabalhador com shows musicais

O Dia do Trabalhador será comemorado com festa em Serrita na próxima quarta-feira, 1° de maio. Uma programação festiva foi preparada pela prefeitura com apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe, Empetur e Secretaria de Cultura.

A festividade acontecerá em dois momentos: abertura do Campeonato de Futebol Amador, a partir das 14h, no Estádio “O Ferreirão”; e shows à noite, em frente ao Ginásio de Esporte Antônio Domingos. Estão confirmadas apresentações de Forró Real, Amigos Sertanejos e Gabrielzinho Cantor.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Vice-prefeito de Granito-PE rompe com prefeito por discordar de acordo que visa acabar com a oposição no município

Mais um vice-prefeito do Sertão pernambucano rompeu aliança com prefeito. O vice do município de Granito, Thaylan Geraldo, anunciou que não é mais aliado do prefeito João Bosco, por discordar de um acordo político que une os dois principais grupos partidários locais, eliminando a oposição. Além disso, ele acredita que o prefeito já tenha um sucessor em mente para a eleição deste ano, em detrimento de sua pessoa.

De acordo com o site Pauta de Hoje, Thaylan afirma que seu rompimento com o prefeito vai além de simples divergência política, pois visa defender os valores democráticos, abrindo espaço para criação de uma nova frente de oposição no município do Sertão do Araripe. Algumas lideranças políticas já se uniram ao grupo que está sendo gerado, determinadas a defender os interesses da população.

O vice-prefeito acredita que a união dos dois principais grupos políticos do município é uma ameaça à democracia, com supostos acordos prévios para as futuras eleições. Por isso, tomou um rumo diferente.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Campus Serra Talhada do IFSertãoPE abre inscrições para o curso “Xaxando a Matemática no Museu do Cangaço”

Em colaboração com a Fundação Cultural Cabras de Lampião, o Campus Serra Talhada do IFSertãoPE está com inscrições abertas para o curso de extensão “Xaxando a Matemática no Museu do Cangaço”. A iniciativa tem como finalidade desmistificar a matemática, muitas vezes vista como uma disciplina difícil, apresentando suas possibilidades com uma abordagem criativa.

Destinado a jovens e adultos entre 14 e 80 anos, o curso terá aulas a partir de domingo, 28 de abril, seguindo nos domingos subsequentes, sempre das 17h às 19h. Os participantes vão aprender habilidades matemáticas no Museu do Cangaço, situado na Vila Ferroviária, em frente à Estação do Forró.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, por meio deste formulário virtual, mediante preenchimento de todos os campos exigidos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta (24) a aposentados e pensionistas

A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ser paga nesta quarta-feira (24).

No mês passado, o governo determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas a 33,6 milhões de beneficiários.

O abono costuma ser pago apenas no segundo semestre, mas tem sido antecipado pelo governo nos últimos anos como uma medida para estimular a economia do país.

Terão direito ao valor os beneficiários do INSS que, em 2024, recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

De acordo com o decreto, o pagamento será feito em duas parcelas:

– a primeira parcela será paga junto ao benefício de abril;

– a segunda parcela será paga junto ao benefício de maio.

A data do depósito varia conforme o número final do benefício (sem considerar o dígito) e o valor que o segurado tem direito.

Fonte: CNN

Campanha de Vacinação contra a Influenza vai acontecer no shopping de Serra Talhada

No próximo fim de semana, sábado, 27, e domingo, 28, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada vai levar para o shopping da cidade a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontecerá das 14h às 22h, em ambos os dias.

Devem ser imunizados os grupos prioritários, que incluem gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas e crianças de 6 meses a 6 anos.

A campanha objetiva proteger esses grupos vulneráveis contra a gripe e contribuir para a saúde coletiva da população de Serra Talhada.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Senac Petrolina está com inscrições abertas para curso gratuito de florista para pessoas surdas

Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de florista, oferecido pelo Senac Petrolina exclusivamente para pessoas com deficiência auditiva. As inscrições podem ser feitas até 13 de maio ou preenchimento total das vagas, por meio do site do Senac.

O projeto “Som das Flores” tem como objetivo oferecer capacitação profissional para que os participantes se preparem para o competitivo mercado de trabalho. Ao término do curso, os estudantes poderão oferecer vários serviços na área, a exemplo ornamentação de eventos, arranjos e buquês.

O curso faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que busca promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de Educação Profissional, Aprendizagem, Formação Inicial e Nível Técnico.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Consumidores da Neoenergia Pernambuco terão redução de tarifas de energia elétrica

Os pernambucanos vão pagar menos pela energia elétrica que consomem. A Neoenergia Pernambuco anunciou essa semana que a conta de luz vai baixar a partir do dia 29 de abril, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo setor no país, definir novas tarifas para os clientes da concessionária nessa terça-feira, 23.

Segundo a Neoenergia, o índice médio do reajuste tarifário determinado pela Aneel foi de -2,69%, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, com efeito médio de -2,63%. Para os clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, será de -2,85%.

A Neoenergia destaca que reduziu em 4,40% os custos específicos referentes aos serviços de distribuição de energia, o que contribuiu para uma diminuição do índice final em -1,39%. Demais itens não gerenciáveis pela distribuidora, como compra de energia e transmissão, contribuíram em 1,30% no índice total.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governo de Pernambuco promove seleção de médicos com três vagas em Salgueiro

Foi publicado no Diário Oficial dessa terça-feira, 23, o edital de uma seleção simplificada do Governo de Pernambuco que visa à contratação de 42 médicos para as agências regionais do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado (Iassepe), órgão que gerencia o Sassepe. Desse total vagas, três são para o município de Salgueiro, nas especialidades de Cardiologia, Clinica Geral e Ginecologia.

Os interessados podem se inscrever no certame no período de 26 de abril a 10 de maio, através da página de concursos e seleções no site do Iassepe. O processo seletivo será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, denominada de avaliação curricular.

Os médicos serão contratados por 12 meses, renováveis até o prazo máximo de 6 anos. A remuneração é de R$ 6.050,33 para um regime de trabalho diarista, com carga horária de 20 horas semanais.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Vereador de Arcoverde ameaça diretor da autarquia de trânsito local após instalação de câmeras de monitoramento na PE-270

Um projeto que tem como finalidade garantir mais segurança no trânsito de Arcoverde não agradou alguns vereadores, resultando até em ameaça ao diretor da autarquia de trânsito local, a Arcotrans, Vladimir Cavalcanti. Na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 23, o vereador Heriberto do Sacolão ameaçou Vladimir pelo projeto de implantação de três câmeras de monitoramento na PE-270, onde já foram registrados vários acidentes. A ação é fruto de um convênio da Arcotrans com o DER-PE.

Veja abaixo a fala do vereador em tom ameaçador:

Depois da repercussão da fala do vereador, o diretor de trânsito de Arcoverde explicou que o projeto visa apenas liberar o espaço da rodovia que passa pela via urbana e monitorar a questão de acidentes. Ele explicou que a autarquia nem terá acesso às imagens, que vão direto para a central do DER no Recife. Disse que ainda que a Arcotrans não vai autuar nem notificar ninguém, somente verificar a questão da segurança pública na área.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Clínica de Floresta-PE realiza Caminhada de Conscientização do Autismo na próxima segunda-feira

A Floresça Clínica realiza na próxima segunda-feira, 29, em Floresta-PE, a “Caminhada Avante TEA – Conscientização do Autismo”. Ação tem como objetivo unir a sociedade em prol dos autistas, pregando mais respeito e amor.

O evento tem previsão de começar às 17h, reunindo os participantes em concentração na Praça do Cruzeiro. De lá, a caminhada segue pelas ruas e avenidas da cidade, chamando atenção para a causa.

O que é o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que impacta no desenvolvimento neurológico, identificado por uma gama de características variáveis. Entre os principais aspectos estão: dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, comportamentos metódicos e repetitivos e hipersensibilidade sensorial.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Programa conscientiza crianças de escolas municipais de Petrolina sobre combate à dengue

Levando em consideração o cenário de epidemia de dengue no Brasil, a Secretaria de Saúde de Petrolina está conscientizando alunos de escolas municipais sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No início desta semana o programa “Vigilância nas Escolas” apresentou para mais de 200 crianças da Escola José Joaquim os sinais e alertas sobre a presença do mosquito. A demonstração foi feita de maneira lúdica, em forma de peça teatral, prendendo a atenção dos alunos com as informações passadas.

A ideia é que as crianças levem o conhecimento para os adultos em casa, impedindo que haja uma grande proliferação do Aedes aegypti na cidade. O 2° LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) apontou médio risco de infestação do mosquito em Petrolina.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Reunião da Secretaria de Defesa Social (SDS) discute o São João de Arcoverde

A secretária Executiva de Defesa de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, se reuniu nessa terça-feira com o secretário de Turismo de Arcoverde, Pedro Brandão, o comandante do 3° BPM, coronel Fabrício Vieira, e a delegada de Polícia Civil local, Camila Nogueira, para discutir o São João 2024 do município. Em pauta, estratégias de segurança para o ciclo junino arcoverdense, que recebeu mais de 800 mil pessoas em 2023. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), onde funciona o Comitê de Grandes Eventos da SDS.

“Entre os objetivos do Comitê de Grandes Eventos da SDS estão maximizar as estratégias e direcionamentos dos recursos na Operação São João e reforçar o policiamento nos polos juninos de Pernambuco, incluindo o incremento de 20% no investimento do Governo do Estado. Tudo isso para garantir a Segurança tanto dos cidadãos quanto dos turistas. Na reunião de hoje, convidamos os representantes de Arcoverde, uma participação muito importante para que, juntos, possamos pensar nosso plano de atuação”, frisou Dominique.

O secretário de Turismo de Arcoverde considerou a reunião produtiva. “A reunião com a SDS estreita as relações e favorece a promoção de um ambiente seguro e tranquilo dos eventos juninos e o aumento da confiança dos turistas na Segurança Pública. Incentivando assim a visitação e o desenvolvimento econômico da região”, comentou Pedro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota