Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Desmatamento da Amazônia cresce 16,8% em junho

No mês de junho foram desmatados 313 quilômetros quadrados na Amazônia Legal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Comparados aos dados do mês de maio deste ano, quando o desmatamento atingiu 268 quilômetros quadrados, houve aumento de 16,8%.

Em relação ao mesmo período de 2010, o aumento foi de 28%. No mês passado, o Inpe revelou um crescimento excessivamente elevado na comparação com o ano passado (144%). No entanto, por causa da cobertura variável de nuvens, o Inpe não recomenda esse tipo de comparação.

O sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) mostrou que o Pará foi o estado que mais desmatou no mês avaliado. O Mato Grosso, principal produtor de grãos do país, veio logo atrás, com 81,54 quilômetros quadrados de perda florestal em junho. A seguir, Rondônia teve derrubada de 64,15 quilômetros quadrados.

O Inpe informou que, em junho deste ano, 21% da área da Amazônia Legal (região formada por Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão) estava coberta por nuvens, o que impossibilitou a análise dos satélites.

Fonte: Rede Brasil Atual

2 comentários sobre “Desmatamento da Amazônia cresce 16,8% em junho

  1. LOCUTOR IVO JÚNIOR

    COMO É DELOROSO VERMOS AS NOSSAS FLORESTAS, PÂNTANOS, CERRADOS, RIOS E IGARAPÉS SEREM DESTRUÍDOS PELOS HOMENS.
    A GANÂNCIA, A COBIÇA, A SEDE AVASSALADORA E IRREFREÁVEL DE AUMENTAR O PATRIMÔNIO FINANCEIRO, ALÉM DO FOME INCONTIDA DO CONSUMISMO DESENFREADO PROVOCAM DANOS À NATUREZA. AS LEIS DE PROTEÇÃO AO QUE CHAMAMOS DE MEIO AMBIENTE DÃO SINAIS DE IMPOTÊNCIA PERANTE ESSA CRUEL REALIDADE.
    UM PAÍS QUE SENTE ORGULHO DE SEU POVO, COM SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS, ÉTNICAS E AMBIENTAIS, TAMBÉM SENTE VERGONHA DE UMA MINORIA QUE DERRUBA ÁRVORES MILENARES, QUE POLUI RIOS E MARES, QUE FAZ CONTRABANDO DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO, QUE ARRANCA COUROS DE ONÇAS E PELES DE JACARÉS…
    QUANTAS LIDERANÇAS DE MOVIMENTOS DE PROTEÇÃO À NATUREZA NÃO TOMBARAM COM OS CORPOS CRAVADOS DE BALAS, VITIMAS DE INIMAGINÁVEIS ATROCIDADES DE FAZENDEIROS E PISTOLEIROS CONTRATADOS PARA CALAR ESSAS VOZES?!…
    AGUARDAMOS ANSIOSOS A SANÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL.
    QUANTAS TRIBOS AINDA TERÃO QUE SAIR DE SUAS TERRAS?
    QUANTOS LATIFUNDIÁRIOS AINDA USARÃO A FORÇA DAS ARMAS DE FOGO?
    QUANTAS DOENÇAS AINDA SURGIRÃO NO MEIO DAS FUMAÇAS QUE SAEM DAS CHAMINÉS DAS FÁBRICAS?
    E QUANTAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA AINDA TRANSFORMAR-SE-ÃO EM GRANDES FUMACEIROS ORIGINÁRIOS DAS CONSTANTES QUEIMADAS?
    QUANTOS MEMBROS DO GOVERNO E PARLAMENTARES NÃO DEFENDEM OS SEUS INTERESSES PESSOAIS E VIRAM AS COSTAS PARA ESSA CAUSA TÃO NOBRE?
    ENQUANTO ISSO OUVIMOS ECOS DE VOZES AGONIZANTES CLAMANDO POR JUSTIÇA, POR AMOR À NATUREZA E POR LIBERDADE… SÃO ECOS DAS VOZES DOS QUE TOMBARAM AO PROTEGEREM AQUILO QUE MUITOS DESTROEM: A NATUREZA!

    Locutor e poeta Ivo Júnior (Salgueiro-PE)

  2. Péricles Tavares

    O desmatamento é o crime ambiental mais presente no Brasil atual. Dele nascem muitos outros como a morte de nascentes d’água e de rios, e não apenas a perda da fauna e da flora.
    É um processo bastante triste para a beleza que é este País.
    Apesar de todos os alertas feitos pela sociedade organizada, o governo brasileiro está fechando vários e importantes escritórios do IBAMA na região amazônica. Ou seja falam uma coisa na imprensa mundial e fazem outra aqui dentro.
    Tem gente que ainda pede votos de aplauso pra eles.

    O poeta Vital Farias fez A Saga da Amazônia em versos antes de 1984:

    “…O que se corta em segundos gasta tempo pra vingar
    e o fruto que dá no cacho pra gente se alimentar?
    depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o ar
    igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar..”.