Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Barco com 104 pessoas afunda em lago de Brasília

brasilia-450x338Um barco com 104 pessoas – 92 passageiros e 12 tripulantes – afundou na noite deste domingo (22), no lago Paranoá, em Brasília. O acidente ocorreu por volta de 21h. Até a 0h20, 88 pessoas tinham sido resgatadas.

A polícia confirmou a morte de um bebê de seis meses de idade. Duas pessoas estão desaparecidas, a mãe do bebê falecido e um adolescente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ocorria uma festa na embarcação com capacidade para aproximadamente 80 pessoas. O navio de dois andares, usado normalmente para festas na região, estaria com ao menos 24 pessoas a mais do que a lotação máxima, ainda de acordo com os Bombeiros.

Uma base de operações dos Bombeiros foi montada no clube da Ascade (Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados).

Segundo o relato de alguns presentes, há pessoas que estão nadando pelo lago até chegar à margem, no Pier 21.

Resgate

Três helicópteros estão sobrevoando o lago Paranoá em busca das vítimas. Além disso, cerca de cem homens da polícia e dos Bombeiros estão trabalhando no resgate.

As vítimas estão sendo atendidas no próprio clube, e estão sendo trazidas do lago em cobertores térmicos. O frio da água pode atrapalhar o resgate.

Inicialmente, a informação era que as pessoas estavam na embarcão por causa de uma comemoração de aniversário. Mais tarde, alguns sobreviventes do naufrágio explicaram que os passageiros pagaram ingressos de R$ 60 para participar de uma festa.

O estudante Magno Moreira relata que estava no banheiro, quando percebeu a água pela embarcação. Moreira disse que não percebeu nenhum impacto do barco com outro veículo.

O sobrevivente, que conseguiu nadar até a margem do lago Paranoá, também afirmou que a embarcarão tinha cerca de 20 coletes salva-vida, número inferior ao de passageiros.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a sobrevivente Rebeca Santana disse que uma lancha teria tentato se aproximar do barco pela popa e batido no motor. Autoridades locais não confirmam essa informação.

Fonte: R7