Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Verdejante: a Guadalupe brasileira?

cadeia-superlotadaA cidade de Guadalupe, no México, é um local aterrorizado por traficantes, com pouca segurança e apoio governamental. Segundo informações do The New York Times, todos os policiais da corporação local pediram demissão, porque não tiveram forças para enfrentar os grupos do tráfico. Na cidade que tinha quase nove mil habitantes, restaram quatro mil. Atualmente os bairros estão abandonados e as ruas vazias.

Verdejante, município vizinho a Salgueiro, com pouco mais de nove mil habitantes, no entendimento de muitos moradores locais, pode se tornar a Guadalupe brasileira, caso seja efetivado um projeto polêmico de desativação da Cadeia Feminina do município, transformando-a num centro de regime semi-aberto, no qual os detentos passam o dia livre e dormem na prisão.

De acordo com informações que chegaram à nossa redação, o projeto prevê que os detentos do regime semi-aberto do Presídio de Salgueiro sejam transferidos para a cidade vizinha, onde cumprirão essa modalidade de pena. Se isso acontecer, presidiários que cometeram vários tipos de crimes, como estupros, homicídios e tráfico de drogas, irão conviver diariamente com os moradores do pacato município de Verdejante.

Isso não só irá causar sensação de insegurança no lugar, como também dificultará, e muito, o acesso de familiares às mulheres ali recolhidas, as quais serão transferidas para Petrolina ou para unidades prisionais de outras cidades.

E que a preocupação manifestada por diversos verdejantenses, ainda que de forma contida, com a transformação da cadeia feminina em centro de regime semi-aberto não seja confundida com discriminação, pois sem o devido cuidado do Poder Público, o que não é incomum, a cidade poderá ter o comércio prejudicado, imóveis desvalorizados e, quiçá, tornar-se inabitável, o que jamais aconteceu nos quase nove anos de existência daquela unidade, porque as penas são ali cumpridas por mulheres e em regime fechado, que inclusive recebem apoio religioso das igrejas católica e evangélicas.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Verdejante: a Guadalupe brasileira?

  1. JACINTO CARVALHO SÁ

    essa grade de cela que aparece na imagem ai postada eu conheço muito bem é de uma (CDP) centro de detenção provisoria aqui de são paulo que aqui estam todos superlotados de preso.

  2. Roberto C. Bezerra

    Só faltava essa! me sinto indiguinado com uma proposta totalmente berrante. Venhamos e convenhamos, se realmente ocorre nas masmoramos dos poderes essa proposta vai aumentar mais anda a sensação de inseguraça, que já anda bastante precária.
    Penso eu, que realmente Verdejante não merece um fardo tão pesado. Se temos que dar oportunidade as essas pessoas atribuladas por seus crimes, garanto que existem ideias muito mais eficiente, é só consultar o povo. Por que não consultar a população? A palavra esta facultada.

  3. Gilson Alves

    Há alguns anos atrás, contrariando a tradição de paz e tranquilidade do Município de Verdejante, criou-se a Cadeia Pública Feminina, local destinado ao recolhimento provisório de mulheres que, em tese, cometeram algum delito na região do Sertão de Pernambuco.
    Ocorre que, agora, por decisão do Governo do Estado, a Cadeia Pública Feminina será desativada e, no seu lugar, será criado um estabelecimento carcerário destinado a abrigar CRIMINOSOS CONDENADOS PELA JUSTIÇA que estejam cumprindo a sua pena no regime semiaberto.
    E o que significa o regime SEMIABERTO?
    Diz-se que se encontra em tal regime aquele condenado que tenha cumprido determinado tempo da pena de prisão que lhe fora imposta, podendo, por ordem judicial, ausentar-se da prisão durante o dia e se recolher durante a noite.
    É importante registrar que nenhuma cidade que sedia esse tipo de empreendimento aufere qualquer vantagem, quer social, política ou econômica. Ao contrário. A tendência natural é que os índices de violência e de criminalidade aumentem significativamente, disseminando na comunidade o uso e tráfico de drogas, armas e a prática de várias infrações penais.
    Por tais razões, é preciso que as autoridades constituídas do Município de Verdejante/PE se unam em torno de um só propósito: REJEITAR A INSTALAÇÃO DESSE ESTABELECIMENTO PRISIONAL DESTINADO A ABRIGAR CONDENADOS EM REGIME SEMIABERTO, sob pena de assistirem, de forma conivente e omissa, a degradação moral e social da nossa cidade.
    Acaso o Governo do Estado de Pernambuco pretenda fazer em nosso Município algum investimento, que o faça viabilizando a instalação de alguma fábrica ou indústria (a exemplo do que fez – e faz – em benefício do Município de Salgueiro), e não criando na nossa cidade um verdadeiro depósito de CRIMINOSOS, em cujo histórico de semelhantes experiências anteriores estão a indicar que a grande maioria desses presidiários, principalmente do REGIME SEMIABERTO, voltam a reincidir na prática criminosa, não raro, cometendo delitos mais graves do que aquele que o levara a prisão.

    PENSEMOS NISTO! MOBILIZEMO-NOS! CONVERSEMOS COM NOSSA FAMÍLIA, PARENTES, VIZINHOS E AMIGOS!
    COBREMOS DAS AUTORIDADES. DA CLASSE POLÍTICA (VEREADORES, PREFEITO, DEPUTADOS, SENADORES, ETC). DAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.
    DAS IGREJAS.

  4. Péricles Tavares

    Como cidadão verdejantense, digo NÃO a essa aberração proposta pelo governo do estado. Verdejante não pode e nem tem condições de absorver esse passivo social enorme, causado pela incompetência dos governos de resolver o problema de superlotação carcerária. Que se utilize os grandes recursos atualmente recolhidos no estado para resolver os problemas sociais tão falados quando em palanque.