Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jovens da Fazenda Nova Esperança-BA visitam Salgueiro

carlos

Carlos Nascimento e Alvinho Patriota

Grupo de 20 jovens da instituição filantrópica Fazenda Nova Esperança, localizada em Feira de Santana-BA, está em Salgueiro visitando o comércio oferecendo livros temáticos sobre concursos públicos, ENEM, redação, manual sobre drogas e dicionários. Os jovens baianos não são vendedores, na verdade são ex-dependentes químicos que foram acolhidos pela instituição que foi criada pela Igreja Católica, e estão em Salgueiro vendendo os livros por uma boa causa. Cada obra vendida rende para eles pontos que ao somarem 1.500 pontos por jovem, dão direito a uma bolsa de um curso técnico profissionalizante em Salvador-BA.

Carlos Nascimento chegou na Fazenda Nova Esperança com apenas 14 anos de idade, viciado em crack não sabia mais o que fazer, porém na Fazenda Nova Esperança sua vida mudou. “Cheguei com 14 anos de idade viciado no crack e hoje graças a Deus com o trabalho que a fazenda realiza to reabilitado e lutando por um ideal”, disse ele a nossa reportagem na tarde desta quinta-feira.

Na Fazenda Nova Esperança atividades para manter os jovens afastados das drogas é que não falta. “Na fazenda a gente trabalha com plantio, colheita para a gente se manter e temos a oportunidade também de termos o estudo e a moradia”, revela Carlos, expondo também que quando os jovens atingem a maioridade são apoiados por outra instituição. “Quando atingimos a idade maior a gente tem que sair do centro para dar oportunidade a outros jovens que estão chegando. Como não temos uma casa para voltar e nem família, somos acolhidos pelo CIPE, que é um programa social criado por um grupo de empresários, que apóia a gente com bolsas técnicas profissionalizantes”, detalhou.

Conforme Carlos Nascimento o dinheiro adquirido com a venda dos livros é revertido para ajudar a pagar as mensalidades dos cursos profissionalizantes para os jovens que estão saindo da Fazenda Nova Esperança. Os ex-viciados em drogas vão morar em uma república em Salvador, fazer um curso técnico profissionalizante e tentar melhorar de vida. A equipe da Fazenda Nova Esperança está em Salgueiro sendo coordenada por Dom Frei Antônio Soares. O grupo está hospedado numa casa alugada pelo projeto no bairro Planalto. Eles ficarão na cidade até a próxima terça-feira (28) já que a vendagem de livros está sendo satisfatória.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Jovens da Fazenda Nova Esperança-BA visitam Salgueiro

  1. Maria Celia Dias Alves

    Preciso saber o custo para internar uma pessoa, que precisa providenciar para ficar e fazer o tratamento e se interna. Aguardo sua resposta

  2. Vera Lúcia Santosda Silva

    Estou cursando serviço social e mesmo antes do curso já acompanhava o trabalho da Fazenda da Esperança.Acho muito importante gostariade saber com faço para fazeruma visita na fazenda.Gostaria de ver o trablho de perto,me chama muito a atenção o trabalho com dependentes quimicos.Por favor evie uma respostapara o meu email.