Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

6° LIRAa: Município de Salgueiro está em situação de alerta para doenças transmitidas pelo Aedes

A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou nessa quarta-feira (22) o resultado do 6° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito. De acordo com os dados, 132 municípios estão em situação de risco para transmissão elevada das arboviroses, sendo 44 em situação de risco de surto e 88 em situação de alerta. Outros 50 apresentaram resultado satisfatório, o maior número desde o 1° LIRAa de 2017. Salgueiro está entre os municípios em alerta.

Para a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria de Saúde, Claudenice Pontes, é importante o aumento do número de municípios em situação satisfatória, mas 71% das cidades pernambucanas ainda precisam se esforçar para combater os focos. “Os municípios precisam intensificar suas ações de campo e de mobilização da sociedade. E todos nós pernambucanos precisamos continuar fazendo rondas periódicas nas nossas casas e nos entornos para descartar os recipientes que podem se tornar um local para depósito dos ovos do Aedes”, destaca.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Pernambuco notificou, até o dia 18 de novembro, 15.097 casos de dengue (4.610 confirmados e 6.354 descartados), 4.456 de chikungunya (1.082 confirmados e 2.386 descartados) e 712 de zika (334 descartados). Duas pessoas morreram com dengue e uma com chijungunya.

Da redação do Blog Alvinho Patriota