Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

48ª Missa do Vaqueiro tem início nesta quinta-feira com homenagem a autor da música A Morte do Vaqueiro

Tem início nesta quinta-feira, 19, a 48ª edição da Missa do Vaqueiro de Serrita, um dos eventos mais tradicionais do interior de Pernambuco. A edição deste ano presta homenagem ao escritor caruaruense Nelson Barbalho, autor da música “A Morte do Vaqueiro”, que aborda a morte do vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. A canção tornou-se o hino da festa, criada por Luiz Gonzaga, padre João Câncio e o poeta Pedro Bandeira.

Em entrevista na manhã desta quinta-feira, 19, na rádio Salgueiro FM, Helena Câncio, organizadora do evento, informou que todos os artistas irão abrir seus shows cantando “A Morte do Vaqueiro”. Além disso, Nelson também será homenageado na Missa do Vaqueiro, no domingo, que contará com a participação de seus familiares. Este ano, a celebração ficará a cargo do padre Erasmo, com co-celebração de outros párocos da região.

O evento começa hoje com show do sanfoneiro Epitácio Pessoa e outras duas atrações locais na Vila da Ipueira. Nessa sexta-feira, 20, Donizete Batista, Galego do Pajeú, Fábio Carneirinho, Ranieri, Arreio de Ouro e Paulo Sampaio se apresentam no Parque Estadual João Câncio. No sábado, 21, o parque recebe shows de Coral Aboios, Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Fulô do Mandacaru e Banda Magníficos. O domingo, 22, é reservado à 48ª celebração da Missa do Vaqueiro, com participação de Josildo Sá, Mariana Aydar, Flávio Leandro, aboiadores e o poeta Pedro Bandeira, único fundador da festa vivo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota